Campimetria Computadorizada

A CAMPIMETRIA COMPUTADORIZADA é um exame que quantifica a área espacial percebida pelo olho e detecta alterações do campo de visão que, na maioria das vezes, são imperceptíveis para o paciente.

Assim, a CAMPIMETRIA COMPUTADORIZADA irá auxiliar o médico a diagnosticar doenças de acordo com o defeito de campo visual apresentado no exame: diagnóstico e acompanhamento da progressão do glaucoma, doenças que afetam o nervo óptico, retinopatias e doenças neurológicas.

O campo visual é realizado em uma sala com diminuição de luminosidade. O paciente fica corretamente posicionado em frente a um aparelho que mostrará pontos de luz com várias intensidades em diversos lugares da cúpula. O paciente deverá acionar uma campainha em sua mão em resposta ao estímulo percebido. É muito importante que não haja movimentação ocular durante o exame. Para isso, o paciente verá uma luz de fixação dentro do aparelho. O exame depende exclusivamente das respostas dadas pelo paciente. Por isso, é necessária atenção durante o procedimento para que o exame seja confiável.

Indicações:

• Diagnóstico de glaucoma;
  • Acompanhamento (evolução) do glaucoma;
  • Doenças da coróide (coroidite, tumores);
  • Doenças da retina (oclusões vasculares, degeneração macular senil, retinose pigmentar);
  • Doenças do nervo óptico (papiledema, papilite, intoxicação por metanol);
  • Alterações neurológicas (AVEs, tumores, TCEs);
  • Dor ocular;
  • Intoxicação medicamentosa;
  • Afecções exo-oftálmicas;
  • Doenças endócrinas e metabólicas;
  • Alterações do campo visual;
  • Enxaqueca oftálmica.

* Muito importante: Apenas seu oftalmologista pode avaliar com precisão seu caso clínico em particular.
Clique aqui para agendar uma consulta ou ligue: RIO DE JANEIRO-RJ (21) 2240-3393 | NITERÓI-RJ (21) 2621-4447