O EXAME DE OCT ou Tomografia de Coerência Óptica é capaz de ver detalhadamente (em três dimensões) a retina e o nervo óptico. Também possibilita a obtenção de cortes ópticos seccionais da estrutura da retina. A resolução é superior ao ultrassom convencional e não exige contato ocular direto.
Como é feito o exame?
- O paciente deve dilatar as pupilas e o exame é breve, totalizando não mais do que 15-20 minutos para os dois olhos.
- O aparelho não encosta no olho, apesar de chegar a apenas alguns centímetros.
- O paciente deve ficar com o olho imóvel, pois pequenos movimentos oculares ou lacrimejamento podem levar à repetição do exame inúmeras vezes e até mesmo, tornar-se inconclusivo.
- De acordo com a visão do paciente, o método de fixação é selecionado: interno (fixação na lente ocular do aparelho pelo olho a ser rastreado) ou externo (fixação do olho contralateral), visando minimizar a movimentação durante o exame.
Para que serve esse exame?
Os aparelhos atuais fazem vários tipos de varreduras, que permitem avaliar o disco óptico, a camada de fibras nervosas da retina, a estrutura tecidual da retina neurossensorial e o complexo epitélio pigmentário da retina/coriocapilar.
Indicações:
- Diagnóstico de alterações retinianas, como na retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade e buraco macular.
- Grande benefício aos pacientes com Glaucoma, sendo o mais avançado em diagnóstico e controle da progressão.
- Também no Glaucoma, ajuda no detalhamento do estudo da papila óptica e da camada de fibras nervosas.
* Muito importante: Apenas seu oftalmologista pode avaliar com precisão seu caso clínico em particular.
Clique aqui para agendar uma consulta ou ligue: RIO DE JANEIRO-RJ (21) 2240-3393 | NITERÓI-RJ (21) 2621-4447