A CIRURGIA DE CATARATA é realizada atualmente em qualquer tipo de catarata, independente do seu grau de comprometimento da visão. O procedimento dura por volta de 30 minutos, e apesar de rápido é também delicado. A Cirurgia é o único tratamento para a CATARATA. Não há medicamento, vitaminas, colírios ou exercícios que façam a catarata desaparecer.
FACOEMULSIFICAÇÃO
Vem sendo a técnica mais utilizada. É uma cirurgia com incisões menores de 3,5mm, que consiste na introdução de uma espécie de cânula no globo ocular, ligada a um equipamento ultra-sônico, que aspira e emulsifica (dilui) a catarata, permitindo uma recuperação mais rápida. É realizada sob anestesia local, com implante posterior de uma lente intra-ocular.
QUANDO DEVE SER FEITA A CIRURGIA?
Hoje não é mais necessário aguardar a catarata “amadurecer”. A decisão da cirurgia deve ser tomada em conjunto com o seu oftalmologista, quando a visão estiver borrada o suficiente para dificultar as atividades da vida diária, isto é, ver televisão, trabalhar, dirigir com segurança, andar pela rua etc.
COMO SERÁ CALCULADA A LENTE INTRA-OCULAR?
Após o diagnóstico e a decisão pela cirurgia, será realizada a Biometria Ultrassônica, onde teremos os dados para o cálculo adequado do grau da lente intra-ocular a ser implantada após a retirada do cristalino, para evitar o uso de óculos após a cirurgia.
O QUE É A CATARATA
CATARATA é a opacificação do cristalino, que é a lente natural existente no globo ocular, responsável pela focalização da visão para longe e para perto. Com a idade, geralmente a partir dos 40 anos, pode ocorrer um processo de opacificação dessa lente (o cristalino) que leva a uma diminuição progressiva da visão. A rapidez dessa evolução varia de pessoa para pessoa e até mesmo de um olho para o outro.
CATARATA SENIL OU PRÉ-SENIL
Nesses casos é comum o aparecimento da CATARATA em ambos os olhos, mas normalmente em estágios diferentes de evolução. O tratamento é cirúrgico e a época de sua realização dependerá da acuidade visual, bem como da avaliação do oftalmologista.
CATARATAS CONGÊNITAS
São as cataratas que aparecem ao nascimento e são causadas devido a problemas durante a gestação, como infecções intra-uterinas (rubéola, sarampo, sífilis) ou genéticas (transmitida de pais para filhos). Muitas vezes as cataratas congênitas não são descobertas logo ao nascimento, a não ser que seja realizado um exame ocular precoce. A cirurgia nestes casos deve ser realizada o quanto antes, a fim de permitir recuperação da função visual.
QUAIS SÃO AS QUEIXAS MAIS FREQUENTES DE UM PACIENTE COM CATARATA?
- Diminuição da acuidade visual
- Sensação de visão “nublada ou enevoada”
- Sensibilidade maior a luz
- Alteração da visão de cores
- Mudança freqüente na refração
- Visão dupla
* Muito importante: Apenas seu oftalmologista pode avaliar com precisão seu caso clínico em particular.
Clique aqui para agendar uma consulta ou ligue: RIO DE JANEIRO-RJ (21) 2240-3393 | NITERÓI-RJ (21) 2621-4447